quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nova atualização do PS3 visa reforçar segurança do sistema

A partir da meia noite dessa terça-feira (7), os usuários de PlayStation 3 que se conectarem no serviço PlayStation Network serão surpreendidos com uma nova atualização mandatória de sistema intitulada 3.55.

De acordo com informações do blog oficial do PlayStation, a nova atualização de software não oferece nenhuma funcionalidade adicional além de uma correção de segurança. Esse novo patch visa bloquear a possibilidade de "desatualizar" o firmware original através de dispositivos controladores de software piratas, como o PSJailbreak e o PSGroove.

Recentemente, os ciberpiratas conseguiram quebrar a segurança do firmware original 3.50 para rodar jogos piratas mais atuais, como "Gran Turismo 5". Com o firmware 3.55, entretanto, a Sony espera acabar definitivamente com essa possibilidade de downgrade, fazendo com que o jogador escolha entre rodar os jogos originais lançados no futuro ou continue com os jogos piratas compatíveis com o firmware 3.50.

Quebrando o sistema

Revelado pelo site Eurogamer em 19 de agosto, o PSJailbreak roda em qualquer porta USB do console e permite copiar ou reproduzir qualquer tipo de código de jogo mesmo que o console esteja atualizado com a última versão do sistema.

Para funcionar, o programa necessita que um jogo original esteja inserido no leitor de Blu-ray do console. Dessa forma, é possível rodar qualquer game que esteja armazenado em um dispositivo externo. O processo todo é mostrado em vídeo divulgado na internet que mostra jogos recentes instalados em um dispositivo externo, como "God of War III", "InFamous" e "Ratchet & Clank: Tools of Destruction".

Atualização de "Gran Turismo 5" adiciona danos mecânicos aos carros

De acordo com informações do site GtPlanet, a atualização 1.03 para "Gran Turismo 5", que inclui o sistema de danos mecânicos nos carros, já está disponibilizada e ocupa o tamanho de apenas 149MB de espaço em disco.

Ao atualizar o jogo com o novo pacote de dados, o jogador contará com uma nova opção no menu "My Lounge", utilizado para corridas online. A "Mechanical Damage", como é chamada a novidade, disponibiliza três novas opções para os jogadores. Confira abaixo:

. "None" - Não há danos mecânicos, mesmo que o carro sofra uma grande colisão.
. "Light" - algumas partes mecânicas são danificadas, mas são reparadas após um curto intervalo de tempo.
. "Heavy" - O dano mecânico dos veículos é bem mais impiedoso, e somente pode ser reparado após uma parada nos boxes. As partes danificadas são indicadas através de ícones no painel da tela.

A adição de danos mecânicos do veículo foi entregue no prazo anunciado na última semana pelo produtor de "Gran Turismo 5", Kazunori Yamauchi. À época, ele disse via Twitter que uma atualização prevista para a primeira quinzena de dezembro incluiria um dos recursos mais aclamados no período de produção do jogo, mas que surpreendentemente ficou de fora da versão final.

Sem a atualização 1.03, o sistema de danos de "Gran Turismo 5" apresenta pontos de dobra e peças que caem, entretanto, por mais forte que seja a batida, ela não afeta o desempenho do carro, o que acaba se tornando uma adição puramente estética.

Correndo por aí

Entre muitas atrações, "Gran Turismo 5" tem mais de mil carros, dezenas de pistas, modalidade multiplayer online, álbum de fotos e de replays, inclusive uma opção para publicar os vídeos diretamente no site Youtube.

O modo de fotografia permite captar imagens durante a corrida, como antes, mas também há um ambiente específico para isso. O Gran Turismo TV também está de volta, e agora permite ver os vídeos no PSP.

"Gran Turismo 5" é um game exclusivo para PlayStation 3.

"Your Shape" para Kinect recebe extra com exercícios musculares

Usar o Kinect para fazer exercícios físicos não é novidade, principalmente com o jogo "Your Shape: Fitness Evolved" lançado junto com o acessório no mês de novembro. Para ampliar as atividades a Ubisoft colocou na Xbox Live os dois primeiros pacotes de conteúdo extra.

Os dois novos programas de exercícios são "Toned Body Program", que intensifica os exercícios para os músculos e o "Cardio Boxing Platinum", que adiciona um novo nível para o modo "Cardio Boxing". Os pacotes podem ser comprados individualmente ou juntos, com preço de 320 e 560 MS Points, respectivamente.

A empresa também informou que estão previstos 12 outros conteúdos extras, que serão lançados até o primeiro semestre de 2011.

Entre em forma com o Kinect

Your Shape: Fitness Evolved" permite que os jogadores realizem vários exercícios em sequência com um instrutor virtual. A Ubisoft clama que sua tecnologia batizada de Player Projection pode detectar mais de um milhão de pontos no corpo do jogador, um valor bastante acima dos 16 oferecidos como padrão pelo Kinect.

Mapas de "Gears of War 2" têm desconto na Xbox Live nesta semana

Larry Hryb, diretor de programação da Xbox Live norte-americana (também conhecido como Major Nelson), revelou em seu blog uma lista de itens que terão desconto de 50% nesta semana, entre eles "Snowblind Map Pack", pacote de mapas de "Gears of War 2".

Os valores estarão disponíveis apenas para os proprietários da assinatura Ouro da rede Xbox Live Marketplace, até o dia 13 de dezembro. Confira abaixo quais são os descontos disponíveis:

. Conteúdo adicional "Gears of War 2 Snowblind Map Pack" - de 400 MS Points para 160 MS Points
. Jogo "NHL 3-on-3" - de 400 MS Points para 200 MS Points
. Jogo "South Park LGTDP" - de 800 MS Points para 400 MS Points
. Jogo "Polar Panic" - de 800 MS Points para 400 MS Points
. Item de avatar "Burton Feelgood Snowboard" (feminino) - de 240 MS Points para 120 MS Points
. Item de avatar "Burton Custom Snowboard" (masculino) - de 240 MS Points para 120 MS Points
. Item de avatar "Burton RED Hi Fi Helmet" - de 160 MS Points para 80 MS Points
. Item de avatar "Gingerbread Man" - de 240 MS Points para 120 MS Points

Demo de "Marvel Vs Capcom 3" poderia atrasar o lançamento, diz Capcom

A maioria das produtoras lançam versões demonstrativas de seus jogos para que os jogadores possam experimentar antes de comprar. Mas a Capcom anunciou que não vai lançar uma demo do seu jogo de luta "Marvel vs. Capcom 3".

A notícia foi dada por Christian Svensson, vice presidente de planejamento estratégico da Capcom, em comentário feito no fórum oficial da empresa. "Se você quer uma demo, terá de ter menos personagens, menos polimento e outras compensações no jogo completo, para que possamos lançá-lo dentro de nosso ano prazo", explicou o executivo na mensagem.

Svensson disse que uma demo consumiria muito tempo e dinheiro, o que significaria um atraso na entrega do jogo final, quebrando um cronograma e orçamento já feito no início da produção. "Historicamente, nossos jogos de luta vendidos em lojas não tiveram demos e nós não acreditamos que isso vá prejudicar as vendas ou o retorno dos jogadores à longo prazo se a experiência for boa (o que é em 'MvC3')", disse ele.

Svensson finaliza dizendo que o título esteve disponível para ser jogado em vários eventos em todo o mundo e milhares de pessoas o experimentaram.

Encontro de dois mundos

"Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds" é um jogo de luta que une os personagens dos quadrinhos e da produtora de jogos. A Capcom diz que se inspirou nos quadrinhos americanos para definir o direcionamento visual do título.

A história do jogo mostra uma parceria dos vilões Doutor Destino e Albert Wesker para montar uma equipe que poderia desturir ambos os mundos da Capcom e da Marvel. Assim sendo, o resultado é uma batalha que vai determinar o destino dos dois mundos.

Atualização para "Call of Duty: Black Ops" melhora opções do modo online

A produtora Treyarch, responsável pelo desenvolvimento de "Call of Duty: Black Ops", anunciou que vai disponibilizar um pacote de correções para as versões destinadas para PlayStation 3 e Xbox 360. A data de lançamento dos arquivos não foi divulgada.

De acordo com as nota divulgadas, as correções em ambas as versões visam melhorar a experiência de jogo online, mas guardam características específicas. O Xbox 360, por exemplo, será possível iniciar o jogo direto no modo multiplayer, enquanto no PlayStation 3 uma das diferenças é a medida que evita erros como o "Transmission error".

As atualizações também trazem pontos em comum, como a adição de um influenciador negativo que diminui a chance de renascer (o famoso 'respawn') ao lado do inimigo, bem como aumento nos multiplicadores de 'headshot' para rifles de precisão.

Conflito no Vietnã

"Call of Duty: Black Ops" narra as missões secretas que aconteceram durante a Guerra Fria, período de tensão entre Estados Unidos e a então União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial.

O game conta com a colaboração de dois especialistas: major John Plaster, veterano do Grupo de Estudos e Observações (SOG na sigla em inglês), uma unidade de operações secretas lideradas pela CIA durante a Guerra do Vietnã, e Sonny Puzikas, um membro das forças especiais da antiga União Soviética.

"Call of Duty: Black Ops" está disponível em versões para Xbox 360, PlayStation 3, PC, Nintendo DS e Wii.