sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Mafia II"

Mafia" pode não ter a popularidade de "Grand Theft Auto", embora divida muitos elementos com a série da Rockstar, como um mundo aberto e uma história sobre o mundo do crime. No entanto, é um jogo tão aclamado pela precisão na recriação de uma metrópole norte-americana da década de 30 e pelo enredo rico e bem desenvolvido que é de se estranhar que ele não tenha feito sucesso.

"Mafia II" promete mudar isso, começando com o lançamento simultâneo de versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, que têm o mesmo conteúdo e qualidade gráfica, ao contrário do primeiro jogo, cuja versão para PlayStation 2 era muito inferior à do PC. Além do mais, a produtora tcheca Illusion Softworks foi comprada pela Rockstar no início de 2008, garantindo mais visibilidade ao jogo.

A seqüência se passa entre as décadas de 40 e 50, na fictícia Empire City, que traz semelhanças com Nova York e inclusive terá sua própria versão da torre Empire State e da ponte do Brooklyn, conferindo realismo ao universo do jogo.

Os criadores prometem uma cidade extremamente rica em detalhes, com vida própria. Cada indivíduo tem sua rotina diária e realiza diferentes ações no decorrer do dia. Você também pode interagir com aparelhos eletrônicos e outros objetos que compõem o cenário, como pias ou rádios, seja para uso normal ou para transformá-los em armas improvisadas.

Os carros de "Mafia II" deverão ser mais velozes que o do jogo original, garantindo mais intensidade durante as perseguições. Como no primeiro jogo, com o passar dos anos, o design dos carros vai evoluindo, e novos modelos começam a surgir nas ruas. Os porta-malas, como nos melhores filmes sobre o tema, podem ser usados para transportar defuntos e esconder armas.

O universo do crime é explorado em uma série de missões que envolvem assassinatos, escolta, infiltração, chantagem e mais. Algumas missões possuem mais de um desfecho e, caso você falhe, não terá que reprisá-la, pois a história continuará seguindo seu rumo levando em conta todos seus atos. São múltiplos finais, para um enredo não-linear.

Ação não faltará, pois além das armas brancas, o jogo lhe dispõe de um grande arsenal de pistolas, metralhadoras e mais, todas recriadas realisticamente. Contudo, o jogo não preza pelo tiroteio descerebrado, mas sim pela ação tática e sorrateira.

"Madden 11" e X360 lideram vendas em pior agosto desde 2006

Os períodos de crise econômica ficaram para trás, mas o mercado de jogos nos Estados Unidos continua em baixa. De acordo com dados divulgados pelo NPD, empresa que de estudo de mercado de jogos eletrônicos no país, as vendas de agosto foram as piores do mês desde 2006.

Durante o período avaliado, as vendas gerais do mercado caíram 10% em relação ao mesmo período do ano passado, deixando a arrecadação na casa dos US$ 818,9 milhões.

Games e consoles alcançaram as marcas de US$ 403,5 milhões e US$ 282,9 milhões, respectivamente. Mesmo com as vendas gerais abaixo do que foi alcançado no mês anterior, em agosto houve aumento no valor obtido com a comercialização de jogos (que em julho foi de US$ 403,3 milhões).

Vale lembrar que a NPD não contabiliza os jogos comercializados para os computadores e o resultado das vendas de títulos como "StarCraft: Wings of Liberty" ainda deve ser levada em consideração. O game foi lançado nos últimos três dias de julho e vendeu mais de 720 mil cópias, o que representou um aumento de 103% desse seguimento.

MERCADO DE GAMES NOS EUA
VideogamesUS$ 282,9 mi-5%
JogosUS$ 403,5 mi-14%
AcessóriosUS$ 132,4 mi-6%
TotalUS$ 818,9 mi-10%
SetorAgostoVar.
Entre os consoles, destaque para o Xbox 360, que vendeu 356.700 unidades - número abaixo do que foi visto em julho, 443.500. A plataforma da Microsoft foi seguida de perto pelo Nintendo DS, que alcançou a marca de 342.700 unidades comercializadas. Wii, PlayStation 3 e PSP vêm na seqüência.

De acordo com Anita Frazier, analista do NPD, o mês de setembro também pode ser rentável para a Microsoft. "Com o lançamento de 'Halo: Reach' na próxima semana, se as vendas de consoles forem similares ao que foi visto quando 'Halo 3' chegou às lojas em setembro de 2007, o próximo mês pode significar um forte aumento nas vendas de Xbox 360", explicou.

Vale mencionar que as vendas do PlayStation 3 vêm subindo a cada avaliação. Em agosto, foram adquiridas 226 mil unidades do console, marcando o décimo terceiro mês consecutivo de aumento para a plataforma da Sony.

Esporte americano

VENDAS EM AGOSTO - EUA
1Xbox 360356.700
2Nintendo DS342.700
3Wii244.300
4PlayStation 3226.000
5PSP79.400
#VideogameVendas
No que diz respeito aos jogos, "Madden NFL 11" foi o destaque de agosto. O game, baseado na tradicional série de futebol americano, ocupou as duas primeiras posições considerando as vendas individuais para Xbox 360 e PlayStation 3 (920.800 e 893.600, respectivamente). Somadas todas as unidades, o jogo vendeu 1.814.400 cópias.

Uma das surpresas é "Super Mario Galaxy 2". Lançado em maio, o game estava na quarta colocação em julho e agora ocupa a terceira posição, com 124.600 cópias adquiridas. Mesmo com a subida no ranking, o jogo vendeu 68.400 a menos se comparado ao mês anterior.

A quarta colocação ficou para "Mafia II", enquanto o quinto lugar foi para "New Super Mario Bros.", o único jogo para um portátil a aparecer na relação divulgada pelo NPD.

Veja a lista dos dez jogos mais vendidos no mês de agosto:

VENDA DE JOGOS NOS EUA EM AGOSTO
1X360Madden NFL 11920.800
2PS3Madden NFL 11893.600
3WiiSuper Mario Galaxy 2124.600
4X360Mafia II121.600
5DSNew Super Mario Bros.110.400
6WiiNew Super Mario Bros. Wii-
7PS3Mafia II-
8X360Call of Duty: Modern Warfare 2-
9X360NCAA Football 11-
10WiiWii Fit Plus-
#Plat.JogoVenda

"Medal of Honor" precisa vender mais de 3 mi para ter continuação, diz EA

Mesmo com toda polêmica acerca do conteúdo de "Medal of Honor", a produtora Electronic Arts está otimista com as vendas do jogo e declarou que uma continuação só será produzida se o game ultrapassar a marca de 3 milhões de cópias adquiridas.

Em entrevista ao site do jornal americano The New York Times, Greg Goodrich, produtor responsável por "Medal of Honor", disse que "não está autorizado a produzir outro [referindo-se a uma continuação]" caso não alcance a meta estabelecida pela Electronic Arts.

O produtor também afirmou que são necessárias de 10 a 12 horas para completar a campanha principal do game, que anteriormente era chamado de "Medal of Honor: Anaconda" em referência a uma operação falha no Afeganistão - o que provavelmente ajudaria a elevar as críticas ao game.

Recentemente, o jogo teve sua comercialização proibida em lojas instaladas dentro de bases militares americanas. A rede GameStop, que possui 49 unidades situadas em áreas do exército, já removeu todo o material promocional e cancelou as reservas registradas em seu sistema, indicando aos compradores outros locais de venda.

Guerra ao Terror

Chamado apenas de "Medal of Honor", este título está sendo desenvolvido para PC, PS3 e Xbox 360 e foca em um membro do Tier 1, o grupo de mais alto escalão da US Special Operations Command (US SOCOM). A Electronic Arts informa que seu estúdio em Los Angeles está trabalhando muito próximo dos integrantes verdadeiros do grupo, cujas experiências reais fornecem a base para a história do jogo.

"Medal of Honor" está previsto para chegar às lojas em 12 de outubro

Loja em SP abre à meia-noite de segunda-feira para lançamento de "Halo: Reach"

A unidade do Shopping Morumbi da rede de lojas UZ Games informou que abrirá à meia-noite da próxima segunda-feira (13) para o lançamento de "Halo: Reach", jogo exclusivo para o Xbox 360.

Quem já tiver feito adquirido o jogo na pré-venda deve levar comprovante de pagamento para retirar o game na loja e quem ainda não comprou pode também pagar no ato da aquisição. O shopping fica localizado à Av. Roque Petroni Jr, 1089, e os telefones da loja são (11) 5182-2211 | (11) 5181-6303.

A exemplo de "Halo 3", o novo game exclusivo do Xbox 360 chega ao mercado totalmente localizado para português brasileiro, incluindo legendas e dublagem, e em três versões distintas: Standard, Limitada e Lendária. O lançamento será dia 14 de setembro, simultaneamente ao restante do mundo.

A versão Standard chega ao preço de R$ 179, enquanto a Limitada custa R$ 239 e tem armadura exclusiva para utilizar no modo multiplayer online, livro de anotações e documentos com informações sobre a franquia "Halo" e um patch bordado da série.

Por fim, a edição Lendária sai por R$ 439 e traz todo o conteúdo da Limitada acrescida ainda de uma outra armadura exclusiva e também uma estátua pintada à mão do Noble Team, equipe que protagoniza a aventura.

Para informações sobre onde encontrar as edições brasileiras de "Halo: Reach", basta acessar a
página oficial da Microsoft Brasil sobre revendedores oficiais.

Beta de novo "Assassin's Creed" atrasa para outubro; versão de PC sai só em 2011

A produtora Ubisoft anuncia que a demonstração em fase Beta do multiplayer de "Assassin's Creed: Brotherhood" sofrerá atraso, chegando com exclusividade ao PlayStation 3 em 8 de outubro. Anteriormente, a empresa havia programado o Beta para o dia 13 de setembro.

Segundo a fabricante, os jogadores que adquirirem o game de PS3 em pré compra nas lojas GameStop ganharão o acesso ao beta teste exclusivo para o console, que inclui nove diferentes personagens e dois mapas, um na cidade de Roma e outra em Castel Gandolfo, localizada em Lacio. A promoção é válida somente para jogadores que residirem nos Estados Unidos.

O jogo completo chega aos consoles Xbox 360 e PlayStation 3 em 19 de novembro. Já os jogadores de PC terão de esperar um pouco mais. Segundo a Ubisoft, o jogo para os computadores sofrerá um atraso em relação ao game dos consoles e seu lançamento acontecerá no primeiro quadrimestre de 2011, ainda sem data definida.

Confraria de assassinos

De acordo com a empresa, "Brotherhood" segue os eventos apresentados no segundo título da série, mostrando um Ezio mais maduro e tratado como mestre de sociedade secreta de assassinos que confronta a legião dos antigos templários.

O alvo agora é Roma, coração do inimigo, o que prova que a tarefa não será nada fácil. Para isso, Ezio conta com a ajuda de outros assassinos, cada um com habilidades diferentes e influências específicas dentro da corte e também em meio à plebe como um todo.

Levando isso em conta, será possível controlar mais de um personagem durante a história, servindo ainda de ponte para a implantação de um inédito sistema de multiplayer cooperativo entre usuários.

Sony confirma demonstração para imprensa de "The Last Guardian"

Uma das ausências mais sentidas da E3 deste ano, "The Last Guardian", aguardado game de autoria de Fumito Ueda, será demonstrado a portas fechadas na Tokyo Game Show, feira de games que acontece no Japão na semana que vem.

O jogo não está na lista inicial de jogos da Sony, no entanto, há chances de o público conferir o game, já que a empresa afirma que tem ao menos uma "surpresa" para revelar em seu estande na TGS - aliás, são ao menos dois jogos secretos, um para PlayStation 3 e outro para PSP.

A grande expectativa para "The Last Guardian", anunciado como um título exclusivo para PlayStation 3, se deve à reputação de Ueda, que tem no currículo duas obras-primas: "Ico" e "Shadow of the Colossus".

Os games de Ueda têm como foco a comunicação - não a das palavras, mas a da ligação afetiva. Acontece com Ico e Yorda no primeiro jogo e entre o jovem Wanda e o cavalo Agro no segundo. Em "The Last Guardian" existe também um laço: o que prende um garoto a uma enorme criatura que o designer define como um gavião, apesar de também possuir traços de felino. Seu nome é Trico, temido por ser um devorador de pessoas. Mesmo assim, o jovem desenvolve amizade com o ser alado.

Sony comemora 15 anos de PlayStation nos EUA e distribui brindes na PS Store

A Sony celebra, nesta quinta-feira (9), o 15º aniversário da marca PlayStation na América do Norte e está promovendo, como parte das comemorações, uma série de descontos e brindes para os usuários de PS3 e PSP nas próximas semanas.

Entre os primeiros brindes, destaque para os downloads gratuitos de temas para as duas plataformas, descontos em jogos do clássico PlayStation One e diversos jogos com descontos especiais. Confira a lista completa e data de início das promoções:

. Download gratuito de temas estáticos para PlayStation 3 e PSP - já disponível
. Descontos semanais em jogos clássicos de PlayStation One - A cada semana, títulos diferentes com desconto estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (9) até 20 de setembro.
. Desconto de 50% no jogo "Super Rub a Dub" - já disponível
. Item de decoração do PlayStation One original para os dormitórios na PlayStation Home - Já disponível

Sucesso de vendas

Lançado em 1995, o PlayStation foi o primeiro console da marca e consolidou a entrada da Sony no mercado de hardware para videogames, chegando a superar as concorrentes Nintendo e Sega na venda de consoles da época.

De acordo com a Sony, a sua marca para videogames vendeu mais de 377 milhões de consoles ao longo dos anos desde o lançamento do primeiro modelo. Entre os jogos, a marca vendeu 2 bilhões de softwares em todo o mundo. Somente nos Estados Unidos, a companhia gerou mais de U$ 63 bilhões em receita, o equivalente a 40% do total arrecadado pela indústria dos videogames no país ao longo dos anos.

"Quando olhamos no retrovisor é que percebemos tudo o que aconteceu desde 1995. Naquela época a industria dos videogames era completamente diferente. Os cartuchos permaneciam como a mídia preferida das empresas e o mercado arrecadava a modesta marca de 2,6 bilhões de vendas anuais. Muitos críticos apontavam que os consoles baseados em discos possuíam muito poder de processamento para o padrão exigido pelos consumidores, mas nossos jogadores provaram que eles estavam errados", diz Jack Tretton, presidente-executivo da Sony Computer Entertainment para os Estados Unidos.

Já o PlayStation 2 foi lançado no Japão em 4 de março de 2000 e recentemente celebrou mais um aniversário, entrando em seu décimo ano no mercado. Atualmente, é o videogame mais vendido da história, com 140 milhões unidades comercializadas em todo o planeta. O console, aliás, permanece ativo e é vendido oficialmente no país pela Sony do Brasil. Atualmente, a empresa está focada em lançamentos para o portátil PSP e a terceira geração do seu console, o PlayStation 3.

Mais informações sobre o 15º aniversário do PlayStation podem ser conferidas no
site oficial. Para ver as informações sobre as promoções comemorativas, visite o blog da marca (em inglês).

Brasileiro Anderson Varejão está em novo "NBA JAM"; veja lista de atletas

A EA divulgou a lista com todos os jogadores presentes nos times da conferência leste de "NBA Jam", próximo jogo da série de basquete em estilo arcade, que coloca grandes astros da NBA para se enfrentar em times de 2x2.

A lista de jogadores inclui grandes astros da NBA atual, o tradicional campeonato de basquete profissional norte-americano, com destaque para o brasileiro Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, além de grandes lendas que surgiram no campeonato ao longo dos anos, como Larry Bird (Boston Celtics) e Scottie Pippen (Chicago Bulls), que também estavam presentes em edições anteriores, como "NBA Jam T.E.".

Confira a lista:

Atlanta Hawks

. Jogadores: Joe Johnson, Josh Smith e Mike Bibby
. Lendas: Dominique Wilkins e Spud Webb

Boston Celtics

. Jogadores: Kevin Garnett, Paul Pierce, Rajon Rondo e Ray Allen
. Lendas: Larry Bird e Kevin McHale

Charlotte Bobcats

. Jogadores: Gerald Wallace, Stephen Jackson e Tyrus Thomas
. Lendas: Rufus Lynx

Chicago Bulls

. Jogadores: Derrick Rose, Luol Deng, Joakim Noah e Carlos Boozer
. Lendas: Scott Pippen e Dennis Rodman

Cleveland Cavaliers

. Jogadores: Mo Williams, Antawn Jamison e Anderson Varejao
. Lendas: Mark Price e Brad Daugherty

Detroit Pistons

. Jogadores: Richard Hamilton, Rodney Stuckey, Charlie Villanueva e Ben Gordon
. Lendas: Isiah Thomas e Bill Laimbeer

Indiana Pacers

. Jogadores: Danny Granger, Mike Dunleavy e T.J. Ford
. Lendas: Detlef Schrempf

Miami Heat

. Jogadores: Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh
. Lendas: Glen Rice e Rony Seikaly

Milwaukee Bucks

. Jogadores: Michael Redd, Andrew Bogut, Brandon Jennings e Corey Maggette
. Lendas: Bango The Buck

New Jersey Nets

. Jogadores: Devin Harris, Brook Lopez e Courtney Lee
. Lendas: Kenny Anderson e Drazen Petrovic

New York Knicks

. Jogadores: Al Harrington, Danilo Gallinari e Amare Stoudemire
. Lendas: Patrick Ewing, Larry Johnson e John Starks

Orlando Magic

. Jogadores: Dwight Howard, Vince Carter e Rashard Lewis
. Lendas: Nick Anderson e Scott Skiles

Philadelphia 76ers

. Jogadores: Andre Iguodala, Elton Brand e Evan Turner
. Lendas: Julius Erving e Allen Iverson

Toronto Raptors

. Jogadores: DeMar DeRozan, Jarrett Jack e Andrea Bargnani
. Mascote: The Raptor

Washington Wizards

. Jogadores: Yi Jianlian, Andray Blatche, Gilbert Arenas e John Wall
. Lendas: Manute Bol
. Mascote: G-Wiz

Enterradas e cabeções

A versão em disco programada para o Wii, será mais completa e contará com modos de jogo exclusivo, como o inédito modo Remix Tour - que inclui confrontos contra lendas da NBA, como Magic Johnson e promete "cerca de 20 horas de duração", de acordo com Jordan Edelstein, vice-presidente de marketing da EA Sports.

A versão para Xbox 360 e PlayStation 3 será oferecida como bônus para os compradores de "NBA Elite 11", próxima versão canônica de sua série de basquete anteriormente conhecida como "NBA Live". Esta não contém todo o conteúdo da edição para Wii e traz três modos de jogo: Play Now, Classic Campaign e Online Play para quatro jogadores.

"NBA Jam" prevê modalidades inéditas, mais personagens e mecânica de jogo mais profunda. Prometendo manter a experiência exagerada da série original (então produzida pela Midway), a Electronic Arts promete um estilo visual novo ao game, diferentes tipos de corpo para os jogadores, melhorias de física e emoções mais visíveis por parte dos atletas.

Já "NBA Elite 11" é da série que até pouco tempo se chamava "NBA Live". Este já faz a linha mais realista, sendo considerado um simulador de basquete. Uma das novidades nesta edição é o esquema de controle, em que o direcional esquerdo controla o deslocamento e o direito, o movimento do torso e dos braços.

"NBA Elite 11" tem lançamento programado para 5 de outubro nos Estados Unidos para Xbox 360 e PlayStation 3, mesma data de estreia de "NBA Jam" no Wii.

"Silent Hill 8" estará no estande da Konami durante a TGS 2010

A produtora e distribuidora de jogos Konami anuncia que o oitavo jogo da série "Silent Hill" chega aos consoles PlayStation 3 e Xbox 360 em 2011.

Este é o mesmo jogo anunciado na última E3 em junho deste ano. Agora, porém, a companhia oficializa o título "Silent Hill 8", acabando com os rumores de que o novo jogo se tratasse uma trama paralela.

A desenvolvedora tcheca Vatra Games é a responsável pela produção do jogo, que segundo a Konami, prevê a maior inovação já feita na franquia até agora. Segundo o chefe de produção Shinji Hirano, os produtores estão certos de que "Silent Hill 8" representa um recomeço na série, se tornando a próxima geração de jogo de horror que os fãs realmente esperam.

A mecânica segue o padrão dos anteriores, com visão em terceira pessoa e trama repleta de suspense e horror. A história foca um homem que foge de um acidente envolvendo um transporte de prisioneiros. Murphy Pendleton, o nome do presidiário, se distancia do local do acidente e acaba entrando na tenebrosa cidade de Silent Hill.

Mais informações sobre o jogo serão reveladas pela Konami durante a Tokyo Game Show, a mais importante feira de jogos eletrônicos do Japão, que acontece em 16 a 19 de setembro, no Japão.