sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Clássicos do PSone "Alundra" e "Arc the Lad" vão chegar à PlayStation Store

A ESRB revelou em seu site que as versões digitais dos jogos "Alundra" e "Arc the Lad" foram classificados e estão aptos para serem lançados comercialmente na PlayStation Store.

Ambos os jogos foram lançados originalmente para o PSone, sendo que o primeiro chegou ao mercado americano em 1997 e o segundo só chegou no ocidente como parte integrante da coletânea "Acr the Lad Collection" lançada pela Working Desings em 2002 para PlayStation 2.

Na época de seu lançamento, "Alundra" era chamado como o "The Legend of Zelda" do PlayStation, já que a mecânica de jogo era muito parecida com o jogo da Nintendo. O protagonista que dá nome ao título descobre como entrar nos sonhos das pessoas e descobre que é destinado a salvar o mundo do ataque de um monstro poderosíssimo.

"Arc the Lad" é um jogo de RPG com elementos de estratágia e é o primeiro título de uma triologia, todos eles lançados para o PlayStation original. Depois disso, outros três jogos foram lançados, dois para o PS2 e um para o Wonderswan Color.

A Sony ainda não anunciou oficialmente o lançamento desses dois jogos para a PlayStation Store.

EA explica cobrança por uso de modos online em jogos usados

Segundo o site Eurogamer, Eric Brown, gerente de finanças da Electronic Arts, disse em apresentação durante o evento Deutsche Bank 2010 Technology Conference, que a produtora não teve recusa dos jogadores ao seu novo modelo de negócios para jogos online, chamado de Online Pass.

Segundo Eric, a recepção dos jogadores foi positiva e eles entenderam que tal medida teve de ser adotada de acordo com os modelos de negócio atual. "Nós introduzimos o Online Pass de forma cuidadosa e não tivemos qualquer tipo de recepção negativa dos consumidores, porque o jogador sabe que se ele compra uma mídia física que requer conectividade com algum servidor de rede, esta conexão não é gratuita", explica.

Brown continua falando que "os custos para utilização deste jogo online são inclusos no preço cobrado pelo disco lacrado na loja, mas não são repassados pelo consumidor de usados".

Criado para estimular o jogador a adquirir jogos lacrados e diminuir o valor agregado ao jogo usado em uma possível revenda, o "passaporte online" cobra US$ 10 para os modos de jogo online nas cópias usadas.

Desestimulando o mercado de usados

O "Online Pass" é utilizado atualmente para toda a linha de esportes da EA lançada para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360 a partir de "Tiger Woods PGA Tour 11". Basicamente, os jogadores que comprarem o jogo lacrado não terão nenhum tipo de problema, já que o intuito é diminuir o interesse sobre a revenda de games.

Os benefícios oferecidos pelo "Online Pass" são relacionados a todo e qualquer recurso que necessite a conexão com a internet, como partidas multiplayer via PSN ou Xbox Live, participar dos rankings e ligas, e ter direito a novos conteúdos extras, como narrações e pacotes de atualização dos jogos.

Novo extra para "Mafia II" expande história da campanha principal

No mundo da máfia diversas ações ocorrem simultaneamente, e é exatamente isso que a 2K Games vai mostrar no extra "Joe's Adventures" para "Mafia II". O valor do pacote, que estará disponível no final do ano para Xbox 360, PlayStation 3 e PC, não foi divulgado.

Como o próprio nome sugere, "Joe's Adventures" apresenta eventos paralelos à campanha principal e foca nas ações de Joe Barbaro, amigo de infância do protagonista Vito Scaletta que deve explorar áreas inéditas em Empire Bay, como a estação de trem e alguns prédios da cidade.

Entre as novidades previstas para o extra estão, além das novas localidades, mais missões paralelas, um sistema de pontos que recompensa o jogador com combos e bônus para a modalidade multiplayer, roupas inéditas e itens colecionáveis.

"Joe's Adventures" é o terceiro extra para o jogo de ação da 2K Games. Anteriormente, foram disponibilizados os pacotes "Jimmy's Vendetta" e "The Betrayal of Jimmy", sendo o segundo exclusivo para PlayStation 3.

Máfia nos games

Em "Mafia II" o jogador controla Vito, filho de um pobre imigrante italiano nos Estados Unidos que quer garantir sua fatia do chamado "sonho americano". Para burlar a pobreza, Vito e seu amigo Joe acabam cedendo à tentação de uma vida de poder e riqueza através do crime organizado.

O game está disponível em versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Servidores de "APB" fecham com menos de três meses de funcionamento

No mundo dos jogos massivos há espaço para diversas ideias. Algumas, muitas vezes promissoras, não chegam a ser concretizadas - caso do game online de "Halo" -, enquanto outras que pareciam ter tudo para dar certo são abandonadas prematuramente, como é o caso de "All Points Bulletin", também conhecido como "APB".

Lançado em 29 de junho deste ano, "APB" terá seus servidores fechados menos de três meses após o seu lançamento. Os motivos que levaram a Realtime Worlds, responsável pelo game, a abandoná-lo não foram revelados.

"'APB' teve uma jornada fantástica, mas infelizmente o final foi prematuro. Hoje estamos tristes em anunciar que, apesar de todos os esforços para manter o serviço ativo, [os servidores de] 'APB' serão fechados. Foi um prazer trabalhar com o game e com os jogadores. Juntos construímos um título fantástico, e por isso só temos a agradecer a vocês", escreveu o gerente de comunidade Ben Bateman no fórum oficial do jogo.

Em agosto, o estúdio Realtime Worlds revelou que um mês após o lançamento o game contava com mais de 130 mil jogadores registrados, que gastavam cerca de US$ 25 por mês entre mensalidades e compras de itens e passavam aproximadamente quatro horas diárias no mundo online.

Polícia contra Ladrão

Distribuído pela Electronic Arts,"APB" é um game online no qual o jogador pode assumir ser um bandido ou um policial. O lado positivo da criminalidade é a liberdade, enquanto as forças da lei possuem um arsenal poderoso. Os dois lados disputam distritos de vários mapas, que pretendem imitar metrópoles do mundo real.

A idealização do game é de David Jones, de "Grand Theft Auto", e os combates têm suporte para mais de cem jogadores simultâneos.