terça-feira, 14 de setembro de 2010

Versão japonesa de "Call of Duty: Black Ops" não terá corpos mutilados



A tentativa de aproximar "Call of Duty: Black Ops" do que foi visto em combates reais fez o jogo ser censurado no Japão por conta dos efeitos de mutilação gerados ao atingir o inimigo com uma granada.

De acordo com o site da Square Enix, empresa responsável pela distribuição dos jogos da série no Japão, o desmembramento faria o game receber o selo CERO Z no país, que equivale a um título para maiores de 18 anos na América. Por essa razão, a versão dublada de "Black Ops" (o game também estará disponível apenas com legenda por lá) sofrerá ajustes para não apresentar tal conteúdo.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a série conta com tal adição. Em "Call of Duty: World at War", também desenvolvido pela Treyarch, é possível encontrar pedaços de corpos espalhados pelos cenários após atingi-los com um equipamento explosivo.

Conflito no Vietnã

"Call of Duty: Black Ops" narra as missões secretas que aconteceram durante a Guerra Fria, período de tensão entre Estados Unidos e a então União Soviética depois da Segunda Guerra.

O game conta com a colaboração de dois especialistas: major John Plaster, veterano do Grupo de Estudos e Observações (SOG na sigla em inglês), uma unidade de operações secretas liderada pela CIA durante a Guerra do Vietnã, e Sonny Puzikas, um membro das forças especiais da antiga União Soviética.

"Call of Duty: Black Ops" está em desenvolvimento para PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii e Nintendo DS, e chega às lojas em 9 de novembro.

Exclusivo para Xbox 360, "Trials HD" ultrapassa a marca de 1 milhão de downloads



Lançado em agosto de 2009, "Trials HD", game exclusivo para download na rede Xbox Live, bateu a marca de um milhão de downloads, sendo que deste montante 300 mil foram realizados apenas no primeiro mês de comercialização. As vendas do extra "Big Pack" não foram consideradas.

"Poucos jogos disponíveis para download alcançaram esse número, e para uma companhia com aproximadamente 35 funcionários é uma marca significativa, e valida a nossa estratégia de focar em games online e por download que tenham potencial para se transformar em grandes franquias", disse Tero Virtala, diretor executivo da RedLynx.

No primeiro semestre de 2010, "Trials HD" foi o responsável por gerar US$ 4,4 milhões de lucro entre os games para download na rede Xbox Live, perdendo apenas para "Toy Soldier", que arrecadou US$ 4,6 milhões.

Velocidade e manobras

"Trials HD" é um jogo de ação em que o jogador controla uma moto, e traz pistas malucas que não fariam feio em muitos jogos de plataforma ou em parque de diversões. A mecânica de jogo é em 2D (os caminhos são lineares), mas as leis da física ditam os movimentos.

São duas modalidades de jogo. Na Race (corrida), o objetivo é cruzar a linha final o mais rápido possível. Mas não se trata apenas de acelerar o máximo, pois há diversas armadilhas pelo caminho: rampas, loopings e plataformas móveis. Tem até globo da morte. É necessário habilidade e saber dosar a velocidade. Já o modo Skill é mais radical, trazendo muitas explosões e outros perigos intensos.

Ao todo, são mais de 50 pistas, mas o jogo ainda conta com um editor de fases, permitindo criar as próprias trilhas. E as obras podem ser compartilhadas online. Além disso, o game conta com personalização de pilotos e várias motos para liberar.