sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EA explica cobrança por uso de modos online em jogos usados

Segundo o site Eurogamer, Eric Brown, gerente de finanças da Electronic Arts, disse em apresentação durante o evento Deutsche Bank 2010 Technology Conference, que a produtora não teve recusa dos jogadores ao seu novo modelo de negócios para jogos online, chamado de Online Pass.

Segundo Eric, a recepção dos jogadores foi positiva e eles entenderam que tal medida teve de ser adotada de acordo com os modelos de negócio atual. "Nós introduzimos o Online Pass de forma cuidadosa e não tivemos qualquer tipo de recepção negativa dos consumidores, porque o jogador sabe que se ele compra uma mídia física que requer conectividade com algum servidor de rede, esta conexão não é gratuita", explica.

Brown continua falando que "os custos para utilização deste jogo online são inclusos no preço cobrado pelo disco lacrado na loja, mas não são repassados pelo consumidor de usados".

Criado para estimular o jogador a adquirir jogos lacrados e diminuir o valor agregado ao jogo usado em uma possível revenda, o "passaporte online" cobra US$ 10 para os modos de jogo online nas cópias usadas.

Desestimulando o mercado de usados

O "Online Pass" é utilizado atualmente para toda a linha de esportes da EA lançada para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360 a partir de "Tiger Woods PGA Tour 11". Basicamente, os jogadores que comprarem o jogo lacrado não terão nenhum tipo de problema, já que o intuito é diminuir o interesse sobre a revenda de games.

Os benefícios oferecidos pelo "Online Pass" são relacionados a todo e qualquer recurso que necessite a conexão com a internet, como partidas multiplayer via PSN ou Xbox Live, participar dos rankings e ligas, e ter direito a novos conteúdos extras, como narrações e pacotes de atualização dos jogos.

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