sábado, 31 de julho de 2010

"Lost Planet 2" não vende o esperado, e lucros da Capcom despencam

Comentando o relatório financeiro do primeiro trimestre de seu ano fiscal de 2010 (1º de abril a 30 de junho), a Capcom confirmou uma suspeita geral entre analistas e observadores da indústria: "Lost Planet 2" não vendeu o esperado.

Não apenas isso: "Monster Hunter Tri" cresceu em um ritmo lento e "Ghost Trick" teve dificuldades, de acordo com a editora e produtora japonesa.

No documento, a companhia declara uma queda de 90,4% em seus lucros para apenas 213 milhões de ienes (US$ 2,46 milhões) em relação ao mesmo período do ano anterior. O principal responsável foi "Lost Planet 2", que vendeu 1,5 milhão de unidades no mundo todo durante esses três meses, quando eram esperadas 2,2 milhões.

A companhia argumenta que a baixa performance está relacionado à oferta demasiada de jogos de tiro no mercado - onde "Lost Planet 2" atua - e por isso o jogo não conseguiu se diferenciar. Também foram atribuídos o adiamento do game e uma promoção inadequada como parte do problema.

Outros jogos tiveram desempenhos mais razoáveis. "Monster Hunter Tri" teve saída de 690 mil e "Super Street Fighter IV" vendeu 1,35 milhões de cópias - um crescimento sólido, segundo as próprias palavras da Capcom. Foram 130 mil cópias da versão para Xbox 360 de jogo de luta vendidas no Japão em duas semanas, um desempenho que possa ser visto como muito bom, levando em conta a base limitada de usuários do sistema no país. No informativo, a empresa anuncia que a versão PC de "Monster Hunter Frontier Online" recebe no mês de setembro uma "importante atualização".

Adversidades

A Capcom afirma que os mercados europeu e americano "diminuíram sob a economia estagnada", o que significa um prejuízo financeiro significativo por conta de taxas de câmbio e "um aumento nas despesas com desenvolvimento de software". Os dois fatores ajudaram a reduzir em 72,6% os lucros operacionais ano a ano. Para tentar reverter essa situação, foram revelados planos de "renovação" no desenvolvimento de jogos no Japão e uma "atualização" no modelo de parcerias fora do país.

A Capcom também pretende investir no mercado de celulares com um jogo social baseado em "Monster Hunter".

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