quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Engenheiros desenvolvem projeto para jogar Mario Bros. com os olhos

Sabe quando estamos jogando Mario Bros. e movemos o controle para cima, como se isso fosse ajudar o encanador bigodudo a pular mais alto? Deslocar o corpo não interfere, tecnicamente, no jogo, certo? Até então, não.

Um grupo de engenheiros do Waterloo Labs, no Texas, está desenvolvendo um projeto um tanto curioso: jogar videogame com os olhos.

O experimento é o seguinte: conectam-se eletrodos em diferentes pontos do entorno dos olhos; captam-se os movimentos; a energia ocular é transmitida para uma espécie de cartão que, por sua vez, decodifica e potencializa os sinais para o console.

Pronto. Olhando para cima e piscando --entre outros--, você consegue jogar Mario Bros. sem as mãos.

Kaká é garoto-propaganda mundial de "FIFA 11"

A EA Sports divulgou que o meia brasileiro Kaká será a estrela principal da capa de "FIFA 11", próximo jogo da famosa franquia de futebol para videogames.

O brasileiro foi escolhido como a estrela global no processo de divulgação, e divide as honras com diversos outros jogadores, conforme a estratégia de marketing de cada país. No Reino Unido, por exemplo, Kaká tem a companhia do atacante Wayne Rooney.

"Sempre fui fã da EA Sports, em especial da franquia 'FIFA'", diz Kaká. "Estar na capa de 'FIFA 11' é uma grande honra para mim, já que esta oportunidade é dada todos os anos a grandes craques do futebol". Em edições anteriores, Ronaldinho Gaúcho exerceu o papel de astro mundial nas capas da série.

Segundo a Electronic Arts, a escolha de Kaká também é ligada diretamente a uma das grandes apostas de "FIFA 11". "Ele ilustra perfeitamente um novo recurso do jogo chamado Personality+, que analisa a habilidade individual de cada jogador e a reflete no campo, ilustrando claramente as diferenças de cada atleta. O estilo de jogo de Kaká é diferente de qualquer outro jogador e você notará as diferenças em qualquer outro jogador, em qualquer partida", explica Matt Bilbey, vice presidente da EA Sports.
Novidades em campo

Outra aposta da produtora é a melhoria do sempre criticado sistema de edição de jogadores e times. O jogo vem acompanhado por uma funcionalidade chamada de Creation Center, que permite aos jogadores dar uso a uma aplicação lançada no site oficial do jogo, criando jogadores e formando equipes personalizadas.

É possível fazer downloads das criações de terceiros para serem usados em confrontos online. Um sistema de edição de áudio também está presente, com a possibilidade dos jogadores adicionar as músicas de seus clubes no jogo.

Uma perda em relação aos anos anteriores é a narração em português do Brasil (na edição para PC). A EA Brasil também descarta que a funcionalidade seja acrescentada futuramente por download. "FIFA 11" chega aos EUA no dia 28 de setembro em versões para PlayStation 3, Xbox 360, PC, DS e PSP. A edição para Wii chega pouco depois, no dia 4 de outubro. No Brasil as datas de lançamento ainda não foram definidas.

"Fable III" não terá suporte ao Kinect no lançamento


Enquanto algumas empresas procuram alternativas para incluir em seus jogos uma ou mais opções que façam uso do Kinect, periférico para Xbox 360 que captura movimentos e comandos de voz feitos pelos jogadores, outras são mais realistas e admitem que isso não possível num primeiro momento. É o caso da Lionhead, produtora liderada pelo designer Peter Molyneux, que trabalha no RPG "Fable III".

Durante o programa Engadget Show, Molyneux admitiu que o jogo chega às lojas sem suporte ao sensor de movimentos, mas explicou posteriormente ao site Joystiq que existe a possibilidade de adicionar o uso do Kinect no futuro. O designer afirmou em diversas outras ocasiões que o game teria suporte ao periférico.

Procurado pelo Joystiq, um representante da Microsoft afirmou que o criador de "Fable III", que também contribuiu para o desenvolvimento do Kinect, prometeu suporte ao periférico, mas, "no momento", não pode comentar sobre como a tecnologia influenciará no game.

Escolhas do poder

"Fable III" coloca o jogador no papel de rei ou rainha de Albion e deve decidir se será um governante justo ou um déspota tirano. Pode-se decidir quanto cobrar de imposto e o destino que será dado ao dinheiro.

O jogador também assume o papel de juiz: deve-se julgar se uma pessoa é culpada ou inocente pelos supostos crimes cometidos. Para isso, pode ir à campo e fazer investigações, ou simplesmente decidir sem pesar atenuantes e agravantes. De todo jeito, suas decisões afetam o comportamento dos habitantes de Albion.

Confirmado para Xbox 360 e PC, "Fable III" chega às lojas em 26 de outubro. Já o Kinect vem em 4 de novembro, por US$ 149,99.

Produtora de "Gunstar Heroes" menciona novo jogo de ação e tiroteio

A Treasure, produtora de clássicos como "Gunstar Heroes", "Ikaruga" e "Sin and Punishment", publicou em seu site oficial que procura programadores para trabalharem em um novo "projeto de jogo 3D de ação e tiro".

A nota divulgada pela Treasure não especifica qual é o título do jogo, nem dá mais detalhes sobre o projeto, apenas especifica que o interessado deve preferencialmente ter experiência em jogo 3D nos gêneros de ação e tiro, e ser jovem.

A descrição do projeto, porém, sugere que o título seja nos moldes de "Sin & Punishment", mas abre margem para os jogadores veteranos sonharem com uma tão esperada nova geração de "Gunstar Heroes", clássico jogo de tiro e ação em plataformas do Mega Drive, também disponível no comércio digital da PlayStation Network e Xbox Live.

O último trabalho da Treasure foi "Sin & Punishment: Star Successor", publicado pela Nintendo norte-americana em junho deste ano. A empresa é conhecida pelo belo trabalho em jogos de tiro, como os aclamados "Radiant Silvergun", lançado para o Sega Saturn e "Ikaruga", que saiu para GameCube, Dreamcast e Xbox Live.

"Batman: Arkham Asylum II" vira "Arkham City" e chega no fim de 2011

A Warner Bros. Interactive Entertainment anunciou que "Batman: Arkham City", continuação do aclamado "Batman: Arkham Asylum", chega às lojas no quarto trimestre de 2011 em versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Revelado durante a premiação Video Game Awards 2009, realizada pela Spike TV, "Batman: Arkham City" leva o Cavaleiro das Trevas ao novo lar de segurança máxima para bandidos, gângsteres e criminosos por trás de grandes planos de destruição, local onde o herói trava novos combates em nome da justiça.

A produtora promete diversas melhorias no que diz respeito às mecânicas de jogo, afirmando que os gamers terão "a melhor experiência como o Cavaleiro das Trevas". Detalhes das diferenças entre "Arkham Asylum" e "Arkham City" não foram mencionadas.

Já estão confirmadas as presenças de Coringa, Arlequina e Mulher-Gato no rol de antagonistas (além deles, Duas-Caras, Senhor Frio e Talia al Ghul foram mencionados pelos respectivos dubladores em declarações anteriores). Não há dados relacionados à atuação de cada um dos personagens na trama do game, mas duas artes reveladas pela revista Game Informer abrem margem para dupla interpretação sobre o papel da felina no game.

Vilã ou parceira?

Em uma das imagens em questão, Batman aparece com o braço preso pelo chicote de Mulher-Gato, e esta recosta sua cabeça no ombro do herói. Já na outra, a personagem aparece suspensa e presa por correntes e o Cavaleiro das Trevas está com o rosto ensanguentado. Vale lembrar que eles já foram amantes e oponentes no mundo dos quadrinhos, então ambas as possibilidades são verossímeis.

"Top Gun" chega em 17 de agosto na PlayStation Network

A Paramount Digital Entertainment anunciou que o título inspirado no clássico filme "Top Gun - Ases Indomáveis", será lançado no PlayStation 3 no dia 17 de agosto na rede PlayStation Network.

Enquanto a versão de "Top Gun" para PlayStation 3 é previsto para ser lançado em duas semanas, as versões para PC e Mac continuam sem data de lançamento até o momento.

O jogo possui uma campanha single-player escrito por Jack Epps Jr., roteirista do filme original, bem como multiplayer para até 16 jogadores. Os personagens Maverick e Iceman, interpretados por Tom Cruise e Val Kilmer respectivamente, assim como trechos da história serão mais amplos que o longa original de 1986.

Com uma mecânica parecida com o recente "After Burner Climax", o título vai apresentar uma campanha focada no personagem Maverick. Além da aventura principal, "Top Gun" apresenta outros seis modos de jogo, incluindo cinco multiplayer.

EA descarta narração em português do Brasil para "FIFA 11"

Em evento realizado nesta última terça-feira (3) em São Paulo para lojistas e membros da imprensa, a Warner Bros., que cuida da distribuição de jogos da Electronic Arts no Brasil, informou que o jogo de futebol "FIFA 11" não possuirá opção de narração em português brasileiro.

De acordo com Jonathan Harris, gerente de marketing da EA Brasil, a produtora optou por não oferecer desta vez a locução pois o investimento não compensa diante das vendas cada vez menores das edições para PC dos últimos "FIFA".

Segundo Marcos Khalil, proprietário da cadeia de varejo UZ Games, as vendas de games para PC vêm piorando a cada ano que passa. Sobre "FIFA 11", acredita que se em suas lojas "5% das vendas forem para PC vai ser muito".

"Ainda tenho jogos e acessórios para PC nas minhas lojas porque ainda há alguns amantes que vem procurar", explica Khalil. "Mas o PC vem morrendo; há muita pirataria e o custo operacional para a gente não compensa. Exceto em casos especiais como o 'StarCraft 2', que está esgotado, e o 'Counter-Strike', que tem procura até hoje".

A fim de resgatar as boas vendas que as edições para PC um dia já tiveram, a Electronic Arts decidiu neste ano utilizar um motor gráfico mais moderno na versão para computador. Apesar da ausência do idioma, ao menos dez clubes brasileiros estão garantidos em "FIFA 11": Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Segundo Cleyton Silva, gerente de vendas da Warner para a América do Sul, a Electronc Arts ainda está negociando com mais times para tentar obter licença oficial deles. Sobre a narração em português, Cleyton descarta a possibilidade de "FIFA 11" receber via conteúdo para download, mas que para as próximas edições da franquia há intenção de retomar a locução.

"FIFA 11" chega aos EUA no dia 28 de setembro em versões para PlayStation 3, Xbox 360, PC, DS e PSP. A edição para Wii chega pouco depois, no dia 4 de outubro. No Brasil as datas de lançamento ainda não foram definidas.

Futebol em português

Há mais de uma década as versões para PC dos games da série "FIFA" apresentavam narração em português brasileiro, contando com a participação de locutores e comentaristas famosos no país. Em "FIFA 10", a locução ficou por conta de Nivaldo Prieto e os comentários a cargo de Paulo Vinícius Coelho, o PVC.

Inclusive, em "FIFA 09" a narração produzida para a edição de computadores foi disponibilizada posteriormente como conteúdo adicional gratuito via download para as versões PS3 e Xbox 360 do game.

Curiosamente, a Electronic Arts vai na contramão de outras grandes produtoras com relação a lançamentos no Brasil. Desde o lançamento do Xbox 360 no Brasil, em 2006, a Microsoft lança títulos totalmente localizados para o português do Brasil, a exemplo de "Viva Piñata" e "Halo 3".

No fim de julho, a Blizzard conferiu o mesmo tratamento ao jogo de estratégia "StarCraft II" e a Sony já anunciou que o mesmo acontecerá com "Killzone 3", jogo de tiro exclusivo do PlayStation 3 que tem lançamento marcado para primeiro trimestre de 2011.

EA anuncia "Need for Speed Shift 2" e adia "Crysis 2" para 2011


A Electronic Arts anunciou as datas de seus próximos lançamentos para o primeiro trimestre de 2011. As boas novas ficaram por conta de "Need for Speed Shift 2", continuação da vertente mais realista da franquia de corrida, e das versões portáteis de "Dead Space 2", que leva o terror para consoles de bolso e dispositivos móveis.

A má notícia ficou por conta de "Crysis 2", que teve seu lançamento adiado para a mesma data.

"Crysis 2" estava programado anteriormente para chegar às lojas em dezembro de 2010, mas foi adiado pela companhia para receber melhorias e aperfeiçoamentos no visual. A segunda aventura do aclamado jogo de tiro em primeira pessoa da Crytek será situada em uma floresta urbana que surgiu na cidade de Nova York e deverá contar com efeitos visuais impressionantes reproduzidos pelo novo motor gráfico CryEngine 3.

Já "Need for Speed Shift 2" deve seguir os passos do game anterior, que ficou mais focado em realismo e simulação do que qualquer outro título da série. O lançamento do jogo foi agendado para o próximo ano justamente para não concorrer diretamente com "Need for Speed Hot Pursuit", que está sendo produzido pela Criterion (a mesma de "Burnout") e tem data de lançamento prevista para 16 de novembro.

A Electronic Arts não divulgou quais portáteis serão os contemplados com a continuação de "Dead Space", que já está confirmada para as plataformas Xbox 360, PlayStation 3 e PC.