quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sony revela que mais de 50 jogos em 3D estão em desenvolvimento para PS3

A Sony revelou que está preparando um arsenal de mais de 50 jogos que utilizam a tecnologia 3D estereoscópico para o PlayStation 3, sendo que pelo menos 20 títulos são da própria empresa.

Em uma entrevista para o site Develop, o diretor dos estúdios da SCEE, Mike Hocking, disse que um grande número de empresas externas estão abraçando a tecnologia estereoscópica. "No geral nós temos mais de 50 títulos que estão sendo convertidos em 3D, e este número está crescendo rapidamente", revelou.

Segundo Hocking, o número crescente de empresas trabalhando em games 3D é um bom sinal de que a indústria está seguindo a mensagem da Sony de que a tecnologia tridimensional é um elemento chave no futuro dos videogames caseiros. A empresa inclusive oferece treinamento para as desenvolvedoras interessadas em trabalhar com o recurso.

"O 3D não é apenas sobre a adição de profundidade a uma imagem - os desenvolvedores precisam saber como tirar o melhor proveito da tecnologia para o PS3 e nós vamos garantir que eles consigam", disse ele para o site.

"O interesse no 3D está crescendo rapidamente", continuou, "e diversas indústrias estão investindo pesadamente na tecnologia agora. O mercado de 3D vai continuar a crescer com o cinema, TV, sites e jogos que recebam a tecnologia. Quando as pessoas virem as possibilidades surpreendentes que o 3D oferece, elas vão tomar a decisão de comprar um televisor 3D", concluiu.

Além dos jogos convertidos para o 3D, os usuários de PS3 necessitam de uma televisão compatível com a tecnologia, um console atualizado com o firmware específico e também óculos especiais.

Promoção dá músicas grátis para "DJ Hero 2" e "Guitar Hero: Warriors of Rock"

A Activision, em parceria com a fabricante de bebidas Coca-Cola, está oferecendo aos jogadores que têm contas americanas nas redes online dos consoles de "Guitar Hero: Warriors of Rock" e "DJ Hero 2" a oportunidade de baixar canções gratuitas para estes dois jogos.

A campanha começou na última terça-feira (23) e termina no dia 29 de novembro. Para ganhar as músicas grátis, o jogador deve entrar no site oficial de recompensas da Coca-Cola dos Estados unidos, intitulado "My Coke Rewards", pegar um código promocional e baixar os brindes dentro do jogo.

As músicas gratuitas de "DJ Hero 2" são mixadas pelo DJ Tiesto. O músico combinou as canções "Traffic" com "Louder Than Boom"; "Knock You Out" com "Young Lions", além da canção solo "Feel It In My Bones". Este pacote está disponível para as plataformas PlayStation 3, Wii e Xbox 360.

Já em "Guitar Hero: Warriors of Rock", as canções grátis são da banda My Chemical Romance, que disponibilizou quatro faixas para baixar na promoção: "Bulletproof Heart", "Helena", "Teenagers" e "Welcome To The Black Parade". Estas faixas, porém, são exclusivas para o jogo do Xbox 360.

Para os que desejam adquirir estes pacotes, o conteúdo de My Chemical Romance custa 600 Microsoft Points no Xbox Live, ou US$ 7,49 no PlayStation Network. No Wii, todas as faixas custam 750 Wii Points. Já o conteúdo do DJ Tiesto chega em 30 de novembro, ao custo de 640 Microsoft Points no Xbox Live ou $7.99 no PSN. No Wii, as faixas são vendidas separadamente, por 300 Wii Points cada.

Para mais informações, confira o site oficial da promoção (em inglês).

Microsoft diz ter deixado código aberto de Kinect intencionalmente

Quando a notícia de um concurso para que usuários criassem um programa para fazer o acessório de movimentos Kinect funcionar em um computador veio à tona, a Microsoft emitiu um comunicado dizendo que trabalharia com as autoridades policias e grupos de segurança do produto para manter o Kinect inviolável e que processaria os violadores. Isso foi algumas semanas atrás, porém o discurso agora mudou.

Em entrevista à NPR, Alex Kipman e Shannon Loftis da Microsoft, afirmaram que as pessoas que estão fazendo alterações no aparelho que não são consideradas "hacking" pela Microsoft, como fazer ele funcionar em um computador para cumprir funções para as quais não foi projetado originalmente, não serão punidas.

"A primeira coisa a falar é que o Kinect na verdade não foi hackeado", disse Kipman. "'Hacking' significaria alguém que tem nossos algoritmos do Xbox e foi capaz de utilizá-los, o que não aconteceu. Ou então significa você colocar um dispositivo entre o sensor e o Xbox para trapacear nos jogos, o que também não aconteceu". Segundo Kipman, isso seria considerado uma violação do sistema e que estão empenhados em impedir que aconteça.

De acordo com ele, o que aconteceu é que alguém utilizou o código livre do aparelho para criar um driver para PCs, e que a Microsoft intencionalmente deixou essa porta aberta para que isso acontecesse. E qualquer um que fizer alterações utilizando o código livre não será punido.

Loftis ainda complementou dizendo que a Microsoft está de olho nas modificações criativas e interessantes feitas pelos usuários.

"Como um criador experiente, estou muito animado em ver que as pessoas estão tão inspiradas que em menos de uma semana que o Kinect foi lançado, elas começaram a pensar e criar no que poderiam fazer", disse ele.

Mexendo o corpo

Com o Kinect, o jogador passa a controlar os games através de gestos (correr, pular, girar um volante etc.) e de comando de voz. A princípio, são aceitos instruções apenas em inglês ou espanhol, mas um suporte para português do Brasil está previsto para sair em 2011.

Para usar o Kinect, a Microsoft recomenda um espaço livre de 1,8m entre o Kinect e o jogador, embora diga que pode funcionar em distâncias menores ou maiores.