terça-feira, 23 de novembro de 2010

Microsoft vai banir jogadores que utilizarem a imagem da suástica.

O diretor da área de política e execução da Xbox Live, Stephen Toulouse, anunciou que todos os jogadores que utilizarem a suástica como logo pessoal em "Call of Duty: Black Ops" será banido do serviço automaticamente.

Toulouse foi enfático em seu blog "Se você pensa que o símbolo da suástica pode voltar a ser visto pelas sociedades ao redor do mundo, ótimo. Seu perfil na Xbox Live ou seu logo no jogo, porém, não é o lugar para você realizar seu objetivo, não é o local certo para isso. Isto não é uma questão de correção política, é de respeito fundamental".

Toulouse ainda afirma que sua equipe estará atenta a quaisquer outros símbolos que possam ser considerados ofensivos e que não sejam necessariamente a suástica "Isto não se aplica apenas a suástica, mas a muitos outros símbolos que meu time considere ofensivo".

"Meu perfil do Twitter está repleto de pessoas alegando que o Xbox Live também deveria banir usuários com a estrela de David, a cruz do cristianismo e até o símbolo do infinito, porque, devido às diferentes crenças e interpretações sobre estes símbolos, eles podem ser considerados tão ofensivos quanto o símbolo da suástica. Nosso desejo é respeitar todos os pontos de vistas, considerando a Primeira Emenda dos Estados Unidos", explica.

Após ser questionado sobre a utilização prévia da suástica por outros jogos de tiro em primeira pessoa, Toulouse explicou a diferença básica entre a inclusão desse tipo de conteúdo pelas produtoras e pelos jogadores "Sei que a suástica pode ser vista nos jogos, mas esse conteúdo faz parte da experiência da trama e foi previamente censurado. Utilizar este emblema fora de um contexto, entretanto, oferece uma experiência de jogo diferente", finaliza.

Conflito no Vietnã

"Call of Duty: Black Ops" narra as missões secretas que aconteceram durante a Guerra Fria, período de tensão entre Estados Unidos e a então União Soviética depois da Segunda Guerra.

O game conta com a colaboração de dois especialistas: major John Plaster, veterano do Grupo de Estudos e Observações (SOG na sigla em inglês), uma unidade de operações secretas liderada pela CIA durante a Guerra do Vietnã, e Sonny Puzikas, um membro das forças especiais da antiga União Soviética.

"Call of Duty: Black Ops" está disponível em versões para DS, PC, PlayStation 3, Wii e Xbox 360.