quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Veja informações sobre preços e planos da Xbox Live no Brasil

Demorou mas chegou. A rede Xbox Live, que a Microsoft sempre considerou "uma parte essencial da experiência do Xbox 360", finalmente ganhou suporte oficial no Brasil.

Agora, o usuário brasileiro pode assinar o serviço Ouro da Xbox Live ou comprar pontos pagando em reais, seja por cartão de crédito ou através de cartões pré-pagos.

Comprando on-line, o usuário brasileiro gasta R$ 89 por um ano de assinatura Ouro, que dá direito a partidas multiplayer online e outras vantagens.

A Live brasileira terá games para Live Arcade e Complementos de jogos, mas não conta, a princípio, com títulos de comunidade. O Jogos sob Demanda estará disponível, mas não venderá títulos do primeiro Xbox. Também não terá, por enquanto, músicas, filmes e séries de TV para baixar.

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a Xbox Live no Brasil:

Quando será lançada a versão brasileira da Live?

10 de novembro.


Quais planos de assinatura estão previstas e quais os preços?

PREÇOS DE ASSINATURA
1 mêsR$ 15-
3 mesesR$ 39R$ 55
12 mesesR$ 89R$ 129
DuraçãoOn-linePré-pago
Comprando online, pela Xbox Live, os planos previstos são as assinaturas de um mês, três meses ou um ano. Já quem optar por cartões pré-pagos nas lojas, tem a opção de assinar por três meses ou um ano. Comparativamente, os cartões pré-pagos são mais caros, devido a impostos e margem de lucro.


E os preços dos créditos MS Points, que servem para comprar conteúdos da Live?

PREÇOS DE MS POINTS
500R$ 12,50-
1.000R$ 25-
1.500-R$ 49
2.000R$ 50-
4.500-R$ 145
5.000R$ 125-
PontosOn-linePré-pago
A pontuação dos cartões é diferente em relação aos Estados Unidos: no Brasil, serão vendidos cartões de 1.500 e 4.500 MS Points (nas compras online, as opções são 500, 1.000, 2.000 e 5.000 pontos). A mudança foi uma decisão da Microsoft Brasil baseada na média de consumo do brasileiro na Xbox Live. A empresa não descarta lançar outras opções de pontuação no futuro, caso sinta que há necessidade disso.


Quais meios de pagamento podem ser usados para assinar a Live brasileira (conta Ouro) e comprar conteúdo?

Cartão de crédito, para compras on-line, e os cartões pré-pagos, adquiridos no varejo.


Os cartões pré-pagos comprados nos Estados Unidos funcionam na Live brasileira?

O cartão de pontos adquirido nos Estados Unidos ou em qualquer outra região do globo não funcionará no Brasil.


Quais conteúdos estarão previstos na Live brasileira?

A Microsoft afirma que estarão disponíveis na Live nacional títulos para Live Arcade, demonstrações jogáveis e complemento de jogos (conteúdos adicionais por download), como músicas extras para "Guitar Hero" e "Rock Band".

Haverá também jogos sob demanda, um canal de venda de jogos por download, mas somente títulos para Xbox 360 estarão por aqui (ou seja, excluem-se games para o primeiro Xbox).

Os jogos de comunidade são um capítulo a parte: ainda não há previsão de tê-los, mas a Microsoft está trabalhando no assunto, até mesmo como forma de estimular a comunidade brasileira, que a empresa reconhece como sendo muito forte.

Por outro lado, não prevê músicas, filmes e séries de TV, e, dentro os serviços online, apenas o Messenger estará disponível. A companhia afirma já ter pedido integração com Twitter e Facebook, mas não estarão num primeiro momento.


Os preços dos conteúdos serão equivalentes aos praticados na Live dos EUA? Dê exemplos de preços.

O valor será proporcional àquele que foi adotado para a assinatura da Xbox Live - ou seja, R$ 89 para um valor que, reajustado recentemente, é de US$ 60. Não necessariamente será a conversão, mas um preço competitivo. A única preocupação da Microsoft é com o varejo, para que o preço praticado on-line não prejudique as vendas em lojas físicas.
O processo de aprovação dos jogos pelo Ministério da Justiça para classificação etária vai fazer com que jogos e conteúdos cheguem mais tarde ao Brasil (em comparação aos Estados Unidos)?

Não em relação aos jogos da própria Microsoft, que já se programa para evitar este tipo de transtorno. Porém, a empresa não se responsabiliza pelas "third parties" (publishers externas) e já comunicou-as quanto à necessidade de passar pelo processo e o tempo que isso envolve. De acordo com a Microsoft, não se trata de um processo complexo.


Quais as chances de desbloquearem os conteúdos que são bloqueados atualmente, como o tema Uplay de "Assassin's Creed II" e downloads de jogos com classificação etária M (acima de 17 anos) da ESRB?

Microsoft não soube responder.


Quem já tiver uma conta "americana" e migrar para o serviço nacional, como ficam o gamerscore, conquistas e créditos em MS Points e tempo restante de assinatura Ouro já adquiridos?

Informações como gamerscore e conquistas são transferidas para a conta nacional. O saldo de MS Points também é transferido, então, o que a Microsoft recomenda é usar todos os cartões pré-pagos estrangeiros que possuir, para depois fazer a migração. O tempo restante da assinatura Ouro fica valendo, ou seja, se o usuário ainda tiver seis meses para vencer a assinatura, esse período continua valendo depois da migração.


Os filmes, jogos e todo o conteúdo comprado com uma conta "estrangeira" serão mantidos na migração para a conta brasileira?

Os jogos já baixados, sim (num primeiro momento, não será possível refazer os downloads depois da migração). Mas a Microsoft não soube responder em relação aos filmes e músicas.


Haverá alguma penalidade para brasileiros que não quiserem migrar sua conta "estrangeira" para a localizada?

Não. Mas o usuário não pode contar com suporte técnico local ou eventuais recursos exclusivos, como avatares personalizados.
Haverá mudanças na qualidade da conexão ao fazer a migração da Live "estrangeira" para a local?

Não.


A "dashboard" continuará tendo propagandas? Se sim, serão as mesmas dos EUA ou será conteúdo nacional também?

Em um primeiro momento, se houver alguma propaganda serão publicidades mundiais. Em um segundo momento, a intenção da Microsoft é trazer os anunciantes brasileiros para dentro da Xbox Live.


O Game for Windows - Live também terá suporte para o português?

Sim.


Há planos de um programa de fidelidade para acúmulo de pontos (como acontece com cartões de crédito)?

Não.

Próximo filme baseado na série "Silent Hill" será em 3D

O segundo filme baseado na franquia de horror da Konami, "Silent Hill", foi oficialmente batizado de "Silent Hill: Revelation 3D" e, como o nome sujere, vai utilizar efeitos tridimensionais estereoscópicos.

O longa-metragem será escrito e dirigido pelo novato e quase desconhecido Michael J. Bassett, diretor do recente "Solomon Kane - O Caçador de Demônios".

Segundo informações divulgadas, a trama será inspirada no jogo "Silent Hill 3", e vai mostrar Heather Mason e seu pai fugindo de forças sinistras e perigosas que ela não compreende totalmente. Na véspera de seu aniversário de 18 anos, a jovem é aterrorizada por pesadelos horríveis e o desaparecimento de seu pai e acaba descobrindo que ela não é quem imaginava, revelação essa que a leva para um mundo demoníaco que pode aprisioná-la em Silent Hill para sempre.

Notícias sobre a sequência de "Terror em Silent Hill" aparecem desde 2006. Anteriormente, o segundo filme teria roteiro escrito por Roger Avary, que trabalhou no primeiro filme e também no roteiro de "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino. Avary ficou preso por oito meses por causa de um acidente de trânsito que resultou na morte de uma pessoa, e não se sabe se a continuação usará algumas das ideias de Avary.

A produção do filme está novamente aos cuidado da Davis Films.

Nova atualização do Xbox 360 traz medidas contra pirataria

Com a chegada do Kinect, uma atualização para Xbox 360 foi lançada trazendo algumas novidades, como mudanças visuais nos avatares e a possibilidade de navegar pelos menus utilizando o acessório. Porém, essas não são as únicas novidades, já que muitos jogadores "encalharam" ao rodar jogos obtidos de forma ilegal.

De acordo com relatos, a atualização trouxe também um sistema de proteção intitulado "AP 2.5" que impede o console de rodar games que estão na memória ou gravados em mídias comuns. No último caso, o jogador recebe uma mensagem de erro dizendo que o disco está sujo.

É possível ignorar a atualização para rodar os títulos "alternativos", mas ao optar por isso o usuário perde o acesso ao Xbox Live e a games futuros que farão uso dessa proteção. Caso o arquivo seja instalado e o jogador utilize um jogo obtido na internet, sua conta será marcada e corre o risco de ser banida da rede do Xbox 360.

A Microsoft faz a atualização do sistema regularmente e não é a primeira vez que os usuários modificações são pêgos e retirados da Xbox Live. A empresa se reserva o direito de banir da rede Xbox Live os jogadores que utilizam jogos piratas, conforme é avisado no termo de uso da rede.

Abandonando o controle

O Kinect é um acessório para o Xbox 360 que permite aos jogadores interagirem com o videogame sem a necessidade do controle. O sistema funciona com uma câmera de aproximadamente 23 cm de comprimento horizontal, que permite o alcance de até 2,7 metros de altura e 4 metros de profundidade. O reconhecimento de objetos e o destaque das pessoas são ajustáveis através de um software.

O acessório chega oficialmente ao Brasil em 18 de novembro e tem preço sugerido de R$ 599.

"Call of Duty: Black Ops" sofre mais censuras no Japão

O Japão é um país curioso: ao mesmo tempo em que é possível encontrar jogos em que personagens aparecem nus ou são brutalmente assassinados, outros games sofrem cortes aqui ali. "Call of Duty: Black Ops" é um desses, e a Square Enix, responsável pela distribuição do título no país, anunciou algumas mudanças.

De acordo com a distribuidora, foi preciso fazer uma modificação e um corte no jogo. A primeira foi a substituição das suásticas (símbolo que representava o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial) por cruzes de ferro no modo em que os jogadores enfrentam zumbis, enquanto o outro foi preciso para eliminar "expressões de brutalidade" em uma cena de tortura.

Essas não são as primeiras alterações feitas na versão japonesa do jogo. Em setembro, a Square Enix revelou que o game não teria mutilação em corpos, efeito ocorrido ao atingir o oponente com uma granada.

Conflito no Vietnã

"Call of Duty: Black Ops" narra as missões secretas que aconteceram durante a Guerra Fria, período de tensão entre Estados Unidos e a então União Soviética depois da Segunda Guerra.

O game conta com a colaboração de dois especialistas: major John Plaster, veterano do Grupo de Estudos e Observações (SOG na sigla em inglês), uma unidade de operações secretas liderada pela CIA durante a Guerra do Vietnã, e Sonny Puzikas, um membro das forças especiais da antiga União Soviética.

"Call of Duty: Black Ops" está em desenvolvimento para PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii e Nintendo DS, e chega às lojas em 9 de novembro.

Kinect sai no Brasil em 18 de novembro, por R$ 599

Em evento na capital paulista, a Microsoft do Brasil anunciou que o Kinect, aparelho para Xbox 360 que permite jogar através de gestos e comandos de voz, será lançado no país em 18 de novembro, ao preço de R$ 599.

Ao mesmo tempo, a companhia divulgou que aXbox Live nacional entra em operação na próxima quarta (10), custando a partir de R$ 89 ao ano.

O pacote do Kinect inclui um jogo, o "Kinect Adventures", e traz todos os acessórios para conectar tanto no Xbox "antigo" quando nomodelo novo (popularmente chamado de "slim"), que sai no Brasil entre novembro e dezembro, por R$ 1.299 (modelo de 4 GB) e R$ 1.899 (com disco de 250 GB).

Para o lançamento, estarão disponíveis os games "Kinect Sports", "Kinectimals" e "Kinect Joy Ride", todos com suporte a português do Brasil e custando R$ 149. Até o final de novembro a Microsoft promete o título musical "Dance Central", feito pela Harmonix, a mesma de "Rock Band".
Mexendo o corpo

Com o Kinect, o jogador passa a controlar os games através de gestos (correr, pular, girar um volante etc.) e de comando de voz. A princípio, são aceitos instruções apenas em inglês ou espanhol, mas um suporte para português do Brasil está previsto para sair em 2011.

Para usar o Kinect, a Microsoft recomenda um espaço livre de 1,8m entre o Kinect e o jogador, embora diga que pode funcionar em distâncias menores ou maiores.

A companhia ainda prepara uma grande campanha de marketing, principalmente nos pontos de venda, colocando estações de demonstração do acessório. No entanto, a implantação da "Kinect Tour" depende do tamanho da loja, que precisa ser suficiente para comportar a demonstração.

Square Enix anuncia lançamento de "Mindjack" para janeiro de 2011

A distribuidora Square Enix anunciou a nova data para "Mindjack", o seu jogo de tiro em primeira pessoa. Com lançamento previsto para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360, "Mindjack" chega às lojas norte-americanas somente no próximo ano, mais precisamente em 18 de janeiro de 2011. O título anteriormente estava previsto para chegar às lojas em outubro deste ano.

Criado pelo Feelplus, estúdio japonês que fez games como "No More Heroes: Heroes Paradise" e "N3II: Ninety-Nine Nights ", "Mindjack" tem trama que acontece em 2031, quando o mundo se vê diante uma nova ameaça: indivíduos capazes de "hackear" máquinas de combate e principalmente a mente das pessoas. Essa é a característica mais marcante de "Mindjack": o fato de o jogador poder invadir qualquer corpo (e controlar até veículos e robôs).

Como cada personagem tem características, armamentos e até controles diferentes, imagina-se uma nova camada de possibilidades no que diz respeito a estratégias. Aqui, não se disputa melhores equipamentos, mas os corpos mais adequados para determinadas situações. Além disso, um mesmo personagem que era inimigo, pode se tornar um aliado (já que um jogador de seu time pode conseguir tomar o corpo).

"Mindjack" não se limita aos tiroteios, cujo sistema lembra muito "Gears of War", com a câmera nas costas do personagem e a presença de um sistema de cobertura. Mas o jogador também pode usar artes marciais para dar conta dos oponentes. O estilo é o Krav Maga, luta israelense que tem foco na neutralização de ameaças e usada em forças policiais e de inteligência de vários países.