segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Microsoft vai melhorar a comunicação por voz no Xbox 360

A Microsoft confirmou que vai melhorar a qualidade de áudio da comunicação por voz do Xbox 360 quando lançar a próxima atualização do console.

A atualização, que vai coincidir com o lançamento do acessório Kinect, irá atualizar a infra-estrutura e o codec de áudio que sustenta a qualidade da comunicação de voz de console para console, e deve deixar a conversa mais nítida e clara entre os jogadores quando jogam online.

"O codificador que usamos quando lançamos o console era usava uma frequencia menor e o mantivemos assim desde então", disse Jerry Johnson, chefe dos estúdios Xbox Live, durante o Edinburgh Interactive Festival, que aconteceu na útima semana na Escócia.

"Para usá-lo era necessário de [internet] banda larga. Precisávamos de uma ligação 64K, algo que poucas pessoas nos dias de hoje consideram ser banda larga".

A Microsoft introduziu a comunicação por voz no Xbox original em novembro de 2002, no lançamento da Xbox Live. A qualidade do som sempre foi alvo de reclamações dos jogadores, especialmente de quem joga em grupos no modo multiplayer.

Com o lançamento do Kinect se aproximando e o avanço da tecnologia de comunicação por voz na internet, a Microsoft pretende fazer com que a conversa por vídeo alcance as salas de estar de todas as regiões do mundo. O periférico é composto de câmeras e microfones, e possui tecnologias que permitem capturar o movimento e a expressão facial do jogador, permitindo controlar sem usar um controle, apenas com gestos do corpo (além de comandos de voz).

Manutenção da PlayStation Network na próxima segunda-feira

A Sony anunciou que certas partes da PlayStation Network ficarão desabilitadas na próxima segunda-feira, 30 de agosto. De acordo com a empresa entre 4h às 17hs, no horário de Brasília, a PlayStation Store, o mundo virtual da PlayStation Home, as opções de gerenciamento de contas e acessar a lista de downloads estarão desativados.

Apesar da paralisação, a Sony informa que o jogador poderá jogar seus games online normalmente e visitar os fóruns do serviço, desde que essas ações se iniciem antes do horário previsto para iniciar a manutenção. Os troféus que forem conquistados nesse período também serão contabilizados, mas apenas poderão ser sincronizados com os servidores após o serviço retornar às atividades.

A Sony informa que dúvidas sobre a paralisação da PSN podem ser respondidas no fórum oficial do
PlayStation.

EA vai manter missão com soldados afegãos em "Medal of Honor"

Recentemente o jogo da EA "Medal of Honor", passou por uma polêmica quando o secretário da Defesa do Reino Unido, Liam Fox, pediu a varejistas que boicotem o título por ele dar a opção de assumir personagens do grupo radical islâmico Taleban.

O presidente da EA Games, Frank Gibeau, disse em entrevista para o site Develop-Online, que essa decisão é um "risco criativo", mas que ele não vai permitir que os protestos "comprometam nossa visão criativa e o que queremos fazer".

"Há um furor em torno dos jogos que assumem riscos criativos - como jogos que lhe permitem jogar como terroristas em aeroportos derrubando os civis", disse Gibeausaid. "Na EA nós acreditamos veementemente que jogos são uma forma de arte e eu não sei o motivo para que livros e filmes que tenham o Afeganistão possam ser promovidos e os jogos não".

Por agora, a EA está firme com as decisões artísticas e mantém a data prevista de lançamento para o dia 12 de outubro.

Guerra ao Terror

Chamado apenas de "Medal of Honor", este título está sendo desenvolvido para PC, PS3 e Xbox 360 e foca em um membro do Tier 1, o grupo de mais alto escalão da US Special Operations Command (US SOCOM). A Electronic Arts informa que seu estúdio em Los Angeles está trabalhando muito próximo dos integrantes verdadeiros do grupo, cujas experiências reais fornecem a base para a história do jogo.

O cenário, situado na parte leste do Afeganistão, a sudeste das montanhas onde fica a fortaleza de Tora Bora, onde a unidade Tier 1 tentou capturar Osama Bin Laden em 2001, foi citado pelo site oficial do game.

Justiça australiana proibe a venda de dispositivo que destrava o PS3

Na última quinta-feira (26), a divisão australiana da Sony entrou com um pedido na corte federal do país para proibir a comercialização do PSJailbreak, combinação de um dispositivo USB e software que permite guardar dados de jogos em memórias externas como discos rígidos e pendrives. A notícia é do site Kotaku.

Em primeira instância, nenhuma distribuidora pode importar ou vender o dispositivo até o dia 31 de agosto. Os estabelecimentos que possuem o item em seu estoque devem repassá-lo para um procurador da Sony até a data mencionada.

A medida em questão está assegurada até o último dia do mês de agosto. Durante o período, a fabricante do PlayStation 3 precisa convencer a corte de que a manobra precisa passar de temporária para permanente. Caso não consiga, os distribuidores ganham o direito de retomar as vendas do dispositivo a partir de 1 de setembro.

Quebrando o sistema

Revelado pelo site Eurogamer em 19 de agosto, o PSJailbreak roda em qualquer dispositivo USB e permite copiar e reproduzir qualquer tipo de código de jogo mesmo que o console esteja atualizado com a última versão do sistema.

Para funcionar, o programa necessita que um jogo original esteja inserido no leitor de Blu-ray do console. Dessa forma, é possível rodar qualquer game que esteja armazenado num dispositivo externo. O processo todo é mostrado num vídeo divulgado na internet que mostra jogos recentes instalados em um dispositivo externo, como "God of War III", "InFamous" e "Ratchet & Clank: Tools of Destruction".

Segundo os criadores, o aparato não apresenta problemas caso o jogador queira participar de partidas online, mas informam que os usuários interessados não devem atualizar o sistema do PlayStation 3.