quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Kinect reconhecerá apenas três idiomas no lançamento

De acordo com uma entrevista cedida ao site Eurogamer espanhol, Lidia Pitzalis, relações pública da Microsoft Espanha, o Kinect reconhecerá comandos de voz de apenas três idiomas quando for lançado no dia 4 de novembro. Entre as línguas disponíveis estão o inglês (americano e britânico), o japonês e o espanhol mexicano. O português do Brasil não se encontra em um primeiro momento.

O acessório terá o sistema de reconhecimento de voz desativado em mercados sem o suporte ao idioma local. Quando o idioma estiver acessível, o recurso será ativado através de uma atualização do sistema. De acordo com Pitzalis, a atualização será feita no segundo trimestre de 2011 e assim adicionar outros idiomas.

Kinect no Brasil

Em julho, Guilherme Camargo, gerente de Xbox para o Brasil, revelou que o Kinect, acessório exclusivo para o Xbox 360, reconhecerá o idioma português do Brasil. A revelação foi feita em entrevista concedida com exclusividade para
UOL Jogos, na qual Guilherme respondeu a perguntas enviadas por leitores do site.

Tendo em vista as novidades, a reportagem do
UOL Jogos entrou em contato com a Microsoft Brasil, que confirmou o lançamento do Kinect no Brasil ainda para o final do ano e que mais detalhes serão revelados antes do lançamento do produto.

A Microsoft planeja uma coletiva de imprensa entre setembro e outubro para tratar de detalhes deste lançamento, além de falar sobre a Live e do novo modelo do Xbox 360, popularmente chamado de "slim".

Xbox 360 em movimento

O Kinect é um acessório para o Xbox 360 que permite aos jogadores interagirem com o videogame sem a necessidade do controle. O sistema funciona com uma câmera de aproximadamente 23 cm de comprimento horizontal, que permite o alcance de até 2,7 metros de altura e 4 metros de profundidade. O reconhecimento de objetos e o destaque das pessoas serão ajustáveis através de um software.

Com preço confirmado de US$ 149,99, o Kinect chega aos Estados unidos em 4 de novembro, e na Europa no dia 10 do mesmo mês.

"Pro Evolution Soccer 2011" terá narração de Silvio Luiz

"Pro Evolution Soccer 2011" terá narração em português do Brasil. A locução será de Silvio Luiz enquanto os comentários serão feitos por Mauro Beting.

Curiosamente, a franquia adota narração em português no mesmo ano em que a série rival "FIFA", da Electronic Arts, opta por não contar com a opção. Esta é a primeira vez que "Pro Evolution Soccer" apresentará narração em português do Brasil, ao passo que "FIFA" tinha a opção há mais de uma década.

Por telefone, Silvio Luiz contou detalhes da produção. As gravações aconteceram há cerca de 4 meses. O narrador gravou todos seus principais bordões, mas não soube dizer quais deles certamente estarão no game. Por fim, disse que assinou contrato de 4 anos com a Konami, o que sugere que ele pode vir a participar também de futuras edições de "PES".
Já o comentarista Mauro Beting disse que foi o trabalho mais complexo e também o mais prazeroso que já fez. "Eu tinha uma dívida comigo e com meus filhos: certa vez eu fui chamado para ser comentarista em um 'FIFA', mas pedi um cachê absurdo e não aceitaram", conta ele. "Aí, toda vez que eu via o jogo pensava 'puxa, eu podia ter feito'. Quando veio o convite para o 'Pro Evolution' eu aceitei sem pensar, e quando vi o cachê foi maior do que o que eu tinha pedido para o 'FIFA'".

Mauro falou também sobre o processo de elaboração do roteiro da locução e comentários: "o roteiro original é feito no Japão, traduzido para o inglês, depois para o português e aí é que chega na nossa mão, adaptado para alguns de nossos bordões". A princípio, estavam previstas 40 horas de gravação para os comentários, mas Mauro conta que se adaptou bem ao processo e finalizou em bem menos tempo que isso. Apesar de ter gravado em sessões distintas de Silvio Luiz, Mauro elogia a parceria virtual com o narrador: "é um privilégio fazer com o Silvio porque já trabalhei com ele antes e fizemos uma dupla muito legal".

Libertadores

Outra das grandes novidades de "Pro Evolution Soccer 2011" é a inclusão da Copa Libertadores da América. Trata-se do mais importante torneio das Américas, que vale vaga para o Mundial Interclubes. Nela, participam os vencedores de campeonatos nacionais de países como Brasil e Argentina, além de times do México, que entram como convidados.
Os times brasileiros confirmados são Cruzeiro, Internacional, Corinthians, São Paulo e Flamengo, que participaram da edição 2010 da Copa Libertadores da América.

A Konami já detém a licença da UEFA Champions League, o mais importante campeonato interclubes da Europa. Essa modalidade apareceu nas edições "2009" e "2010" de "Pro Evolution Soccer".

O título está confirmado para PC, Xbox 360, PlayStation 3, Wii, PSP e PlayStation 2 e deve chegar em 2 de novembro nos Estados Unidos.