segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Com "Create", Electronic Arts aposta em conteúdo criado por jogadores

Oferecer aos jogadores a oportunidade de dar asas à imaginação não é novidade no mundo dos games. Após o sucesso de "LittleBigPlanet" e "ModNation Racers" para PlayStation 3, e do surgimento do não tão famoso "Kodu", para Xbox 360 e PC, "Create", da Electronic Arts, é o próximo jogo a apostar na liberdade de criação de conteúdo.

Utilizando ferramentas, moldes, objetos e personagens pré-definidos, os jogadores poderão criar seus próprios desafios em cenários de progressão lateral (como "LittleBigPlanet"), algo que, de acordo com a produtora, será intuitivo e sem muitas complicações.

"'Create' usa a imaginação familiar para desenvolver novos meios de jogar em conjunto de uma maneira divertida e desafiadora", disse Harvey Elliott, gerente geral de desenvolvimento da EA Bright Light. "Queríamos desenvolver um jogo que toda a família pudesse explorar, decorar e resolver desafios onde nenhuma solução está errada e o único limite é a imaginação".

Além dos cenários desenvolvidos pelos jogadores, o game também virá com alguns desafios programados, e superar estes implica em adicionar novos itens à sua cartela de criação.

"Create" está em desenvolvimento para PC, Mac, PlayStation 3 (com suporte ao controle PlayStation Move), Xbox 360 e Wii e tem lançamento previsto para novembro deste ano.
Modificando como quiser

Bem antes de os jogos supracitados ganharem fama entre os jogadores, a ideia de criação de estágios já era explorada, principalmente nos computadores. Exemplos clássicos são "Counter-Strike" (nascido como uma modificação de "Half-Life") e o modo "Defender of the Ancients" de "Warcraft III", ambos disponíveis para PC e Mac e que até hoje recebem conteúdos extraoficiais vindos dos fãs.

Mais recentemente, os videogames passaram a oferecer essa possiblidade de forma mais robusta, embora mais limitada que nos computadores, com títulos como "LittleBigPlanet" e "ModNation Racers".

Nenhum comentário:

Postar um comentário